quarta-feira, 13 de março de 2013

Meridiano e Longitude


       O sistema de coordenadas cartográficas foi criado com objetivo de localização no planeta, por isso apenas com Paralelo/ Latitude não é possível determinar a localização exata de um ponto na superfície. Por isso foram criados os Meridianos e a Longitude.

Em vista disso, foi-se necessário um acordo entre as nações para determinar o meridiano principal (0°), escolhendo-se o meridiano que passa pela torre do Observatório Astronômico de Greenwich localizado em Londres, Inglaterra, denominado Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal. Ele é a linha de partida para numerar em graus os outros meridianos situados tanto para o leste quanto oeste. Contam-se 180 meridianos para leste e 180 para o oeste, num total de 360 de 1° cada um.







O Meridiano de Greenwich , divide a Terra em dois hemisférios: Hemisfério Leste, Oriental ou Nascente e Hemisfério Oeste, Ocidental ou Poente.

Os meridianos indicam a longitude de um lugar. Todos os situados a direita do Meridiano de Greenwich tem longitude leste e os situados a esquerda longitude oeste.






Portanto, longitude é a distância, medida em graus, de qualquer lugar da Terra ao Meridiano de Greenwich. Assim da mesma forma da latitude, todos os pontos atravessados por um mesmo meridiano, possuem a mesma longitude, variando do 0° (Meridiano de Greenwich) a 180° (Linha Internacional da Data).



Nenhum comentário:

Postar um comentário