, Prof. André Luiz: Solstícios e Equinócios

quarta-feira, 27 de março de 2013

Solstícios e Equinócios


O que acontece na Terra no período de translação

Sabemos que os vários meses do ano têm climas diferentes, devido às estações do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno.
No Verão, está mais quente e no Inverno mais frio. Mas o Verão e o Inverno ocorrem em épocas diferentes do ano no hemisfério Norte e no hemisférioSul, pois a Terra mantém sempre a mesma inclinação enquanto gira em torno do Sol.
São os solstícios e equinócios.
Solstício é uma palavra oriunda do latim que significa “parado”. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em duas datas do ano: 21 de junho quando é verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul.
Em 21 de dezembro já ocorre ao contrário é Verão no hemisfério Sul e inverno no hemisfério Norte.

Equinócio
Equinócio é uma palavra derivada do latim que significa “noites iguais”. Esse fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade quanto à quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios (Norte e Sul). Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 21 de março e 23 de setembro.
No equinócio de 21 de março, data que marca o início da primavera, os dias são mais longos do que as noites, isso no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo do outono, com noites mais longas do que os dias.
No equinócio de 23 de setembro, dá-se início ao outono no hemisfério Norte, com dias mais curtos que as noites. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo da primavera, apresentando noites mais curtas que os dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário