, Prof. André Luiz: Formas de Relevo

terça-feira, 14 de maio de 2013

Formas de Relevo


A superfície terrestre é composta por irregularidades e por isso apresenta-se de forma diferente em todo o planeta.
Essas modificações são causadas especialmente pelos agentes modeladores do relevo que agem internamente (interior da Terra) como os terremotos e vulcanismo ou externamente (fora do interior da Terra) chuva, vento.
O relevo pode ser definido como o conjunto de formas apresentadas na superfície terrestre. No mundo, existem diversos tipos de relevo, porém os principais são: as planícies, os planaltos, as depressões e as montanhas.


Planalto
Os planaltos São lugares planos e altos.
Apresentam configuração de superfície ondulada ou topografia acidentada. Em áreas de relevo do tipo planalto, as altitudes não ultrapassam os 300 metros acima do nível do mar. A formação dos planaltos possui duas origens: sedimentar ou cristalina. Esse tipo de relevo passa por constantes processos erosivos.

Responda:
1) O que é Relevo?
2) Quais são os agentes internos modeladores do relevo?
3) Quais são os agentes externos modeladores do relevo?
4) Qual é a configuração dos Planaltos?
 
Planícies
As planícies são áreas planas ou suavemente onduladas, formadas peladeposição de sedimentos transportados pela ação da água ou do vento, por exemplo. Em geral, encontra-se em regiões de baixa altitude. Por surgirem da deposição de sedimentosinconsolidados (partículas que não se assentaram) vindos de outros locais, são relevos mais recentes que outros. Entre as planícies brasileiras, destacam-se a do Pantanal mato-grossense, a do rio Amazonas e seus principais afluentes e as encontradas no litoral do país.
Depressões
As depressões correspondem a um tipo de relevo que possui superfície localizada abaixo das áreas vizinhas ou ao redor. Existem dois tipos de depressão: absoluta ou relativa. As depressões do tipo absolutas são aquelas que estão abaixo do nível do mar, e as planícies relativas são aquelas que estão acima do nível do mar.
Montanhas
São áreas mais elevadas do relevo formadas geralmente pelo encontro de duas placas tectônicas, o conjunto de cadeias de montanhas é chamado cordilheiras as mais comuns são os: Andes e o Himalaia.
Responda:
1) O que são Planícies?
2) Quais são as Planícies que se destacam no Brasil?
3) O que são Depressões?
4) Diferencie depressão relativa de depressão absoluta?
5) Quais são as depressões importantes que temos no Brasil?
6) O que são Montanhas?
7) O que são Cordilheiras? Cite exemplos?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário