, Prof. André Luiz: 2013-05-12

terça-feira, 14 de maio de 2013

Os Oceanos da Terra



Oceano é uma gigantesca massa de água salgada que ocupa cerca de 70% de nosso planeta. O homem, para facilitar a orientação, classificou os oceanos em: Pacífico, Atlântico e Índico.
O oceano Pacífico  responde por aproximadamente a metade de toda água salgada do mundo, o mesmo ocupa uma área de 179,7.
O oceano Atlântico ocupa uma extensão de 106,1 milhões de km2, tamanho inferior ao Pacífico, no entanto, possui uma grande importância para o fluxo comercial internacional, tendo em vista que é o mais navegado.
Já o oceano Índico ocupa uma extensão de 74,9 milhões de km2, sendo localizado entre África, Ásia e Oceania; esse é o menor dos oceanos.
Há ainda:
Oceano Glacial Ártico que fica ao redor do Pólo Norte e Oceano Glacial Antártico ou oceano Austral constituído pela junção das águas do Pacífico, Atlântico e Índico que banham o continente antártico.

O Ciclo da Agua


A água que tínhamos a milhões de anos é a mesma que temos atualmente isso graças a atmosfera que não deixa que a água saia do nosso planeta e também ao ciclo hidrológico que muda somente o reservatório.
Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos a água passa lentamente do estado líquido para o estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens.
Os diveros estados físicos da agua.
Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. E ajuda nesse processo através da respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera, tornando o ciclo constante.


A Distribuição de Água no Planeta Terra



Todos nós sabemos sobre a importância da água para a manutenção da vida de todas as espécies do planeta. Esse recurso natural cobre cerca de 70% da superfície terrestre, entretanto pouco dela pode ser realmente aproveitada para o consumo.
Pois do total dessa água 97% é salgada concentrada nos mares e oceanos; e somente 3% do total sãodoces, porém da água doce disponível 2,7% estão em geleiras e lençóis subterrâneos sobrando somente 0,3% para o consumo humano.

É importante lembrar que essa água doce é a única disposta de uma forma quase que imediata para atender os setores agropecuários, industrial, comercial e para o dia a dia.
A água em nosso planeta se apresenta em três estados físicos: sólido(gelo), liquido(chuva, rios, mares e oceanos)  e gasoso ( vapor de água).

Estruturas Geológicas



Primeiramente, para ter uma compreensão e interpretação clara de um relevo é preciso ter conhecimento de sua estrutura geológica, além da ação climática, a proteção vegetal, a ação das águas continentais, não se esquecendo da longa ação do intemperismo sobre essas rochas, ao longo de milhões de anos, que resulta nas formas presentes atualmente. A partir daí chegamos a conclusão de que o relevo, independente da região, está exposto a um sistema dinâmico de alteração, conseqüência da ação incessante dos agentes internos (orogênese e epirogênese) e externos (intemperismo) do relevo.



As Bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões).


Estes sedimentos são soterrados com o tempo e dão origem ao processo chamado de litificação, o qual forma as rochas sedimentares.


Além dissso as  bacias sedimentares podem ser consideradas  como depósitos da história geológica da terra. Em seu interior sedimentos são acumulados. Também pode acumular água, petróleo e outros diversos recursos minerais.




Os Dobramentos Modernos - Originaram-se de choques de placas, no Terciário. Por isso, são consideradas montanhas novas que foram pouco afetadas pelos agentes erosivos e apresentam as maiores altitudes da Terra. São as regiões mais sensíveis a terremotos e vulcanismo.


 Escudos Cristalinos - são constituídos basicamente por rochas magmáticas e metamórficas. Em alguns deles, apareceram jazidas de minerais metálicos, como as de ferro, ouro, manganês, cobre, alumínio e estanho.

Formas de Relevo


A superfície terrestre é composta por irregularidades e por isso apresenta-se de forma diferente em todo o planeta.
Essas modificações são causadas especialmente pelos agentes modeladores do relevo que agem internamente (interior da Terra) como os terremotos e vulcanismo ou externamente (fora do interior da Terra) chuva, vento.
O relevo pode ser definido como o conjunto de formas apresentadas na superfície terrestre. No mundo, existem diversos tipos de relevo, porém os principais são: as planícies, os planaltos, as depressões e as montanhas.


Planalto
Os planaltos São lugares planos e altos.
Apresentam configuração de superfície ondulada ou topografia acidentada. Em áreas de relevo do tipo planalto, as altitudes não ultrapassam os 300 metros acima do nível do mar. A formação dos planaltos possui duas origens: sedimentar ou cristalina. Esse tipo de relevo passa por constantes processos erosivos.

Responda:
1) O que é Relevo?
2) Quais são os agentes internos modeladores do relevo?
3) Quais são os agentes externos modeladores do relevo?
4) Qual é a configuração dos Planaltos?
 
Planícies
As planícies são áreas planas ou suavemente onduladas, formadas peladeposição de sedimentos transportados pela ação da água ou do vento, por exemplo. Em geral, encontra-se em regiões de baixa altitude. Por surgirem da deposição de sedimentosinconsolidados (partículas que não se assentaram) vindos de outros locais, são relevos mais recentes que outros. Entre as planícies brasileiras, destacam-se a do Pantanal mato-grossense, a do rio Amazonas e seus principais afluentes e as encontradas no litoral do país.
Depressões
As depressões correspondem a um tipo de relevo que possui superfície localizada abaixo das áreas vizinhas ou ao redor. Existem dois tipos de depressão: absoluta ou relativa. As depressões do tipo absolutas são aquelas que estão abaixo do nível do mar, e as planícies relativas são aquelas que estão acima do nível do mar.
Montanhas
São áreas mais elevadas do relevo formadas geralmente pelo encontro de duas placas tectônicas, o conjunto de cadeias de montanhas é chamado cordilheiras as mais comuns são os: Andes e o Himalaia.
Responda:
1) O que são Planícies?
2) Quais são as Planícies que se destacam no Brasil?
3) O que são Depressões?
4) Diferencie depressão relativa de depressão absoluta?
5) Quais são as depressões importantes que temos no Brasil?
6) O que são Montanhas?
7) O que são Cordilheiras? Cite exemplos?