, Prof. André Luiz: 2016-11-13

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Capitalismo Atual - Técnico-Científico-Internacional


Caracterizados pela internacionalização da economia com a entrada de multinacionais das mais diversas empresas em países subdesenvolvidos.
Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países.

O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

Entramos no que é destacada como Terceira Revolução Industrial caracterizada por avanços tecnológicos com a Globalização da economia (integração) e também pelas tecnologias da informação com o avanço na robótica, informática, microeletrônica, nanotecnologia e a biotecnologia.

Sem as guerras os países passaram a investir em pesquisa e tecnologia para serem aplicados nas atividades produtivas e buscando o crescimento econômico.
Nessa fase do capitalismo o que gera mais dinheiro é o setor de serviços incluindo o setor financeiro que conhecemos como setor terciário da economia.


Nessa fase da economia temos o aumento do pensamento neoliberal as quais buscam a total liberdade de empresas privadas, sem interferência do estado a abertura radical do comercio internacional e dos investimentos.


Outro passo importante do Neoliberalismo é a eliminação dos direitos trabalhistas e redução de gastos públicos com serviços sociais como saúde, educação, redução com a seguridade social e a infraestrutura repassando-os para a iniciativa privada.
Na concepção neoliberal o Estado Mínimo pode ser sustentado com uma carga tributária menor e assim as empresas podem atuar no mercado com maior competitividade. 


3ª Revolução Industrial




 A Terceira Revolução Industrial tem início na década de 1970 . É a revolução técnico-científica baseada em: informática, robótica, biotecnologia e telecomunicações.
É importante destacar que a mesma também começa nos países desenvolvidos. Mudanças tecnológicas é mais rápida a cada década ao contrário das duas primeiras que foram mais lentas, na mesma temos um aumento das fontes alternativas de energia.

Média diária de serviço cai e o aumento do desemprego gera queda salarial, sendo importante destacar que há uma maior competitividade (globalização).
A Mão de obra se torna multifuncional e bem qualificada.


Sem excedentes de matéria-prima e produção importante destacar que a Produção ajustada à demanda.

Desconcentração espacial e industrial. Por fim temos um enfraquecimento dos sindicatos.

Essa fase é caracterizada por avanços tecnológicos com a Globalização da economia (integração) e também pelas tecnologias da informação com o avanço na robótica, informática, microeletrônica, nanotecnologia e a biotecnologia.

Sem as guerras os países passaram a investir em pesquisa e tecnologia para serem aplicados nas atividades produtivas e buscando o crescimento econômico.

Nessa fase do capitalismo o que gera mais dinheiro é o setor de serviços incluindo o setor financeiro que conhecemos como setor terciário da economia é caracterizada por avanços tecnológicos com a Globalização da economia (integração) e também pelas tecnologias da informação com o avanço na robótica, informática, microeletrônica, nanotecnologia e a biotecnologia.
Sem as guerras os países passaram a investir em pesquisa e tecnologia para serem aplicados nas atividades produtivas e buscando o crescimento econômico.
Nessa fase do capitalismo o que gera mais dinheiro é o setor de serviços incluindo o setor financeiro que conhecemos como setor terciário da economia

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Capitalismo Financeiro e Monopolista

Resultado de imagem para capitalismo financeiro

Promovida pela Segunda Revolução Industrial lideradas por três potencias econômicas e políticas que despontaram: Estados Unidos, Alemanha e Japão.
Nessa Revolução tivemos o aumento da tecnologia que auxiliou na produção de mercadorias e distribuição das mesmas.

Resultado de imagem para exemplos de truste
Entre os destaques podemos citar a energia elétrica, a criação do motor a combustão assim como as indústrias químicas e siderúrgicas.
Para tais investimentos um só capitalista não era suficiente por isso com isso muitos bancos e instituições financeiras passaram a investir nesses e a controlar o seu funcionamento, tal fato só foi possível graças a Bolsa de Valores onde a compra de das ações ocorrem.


Tais controles promoveram os monopólios através dos:

Trustes Verticais – Quando determinada empresa comanda todas as etapas de determinado produto ou seja desde a produção da matéria prima, transformação  até a distribuição desse produto.

Trustes Horizontais quando uma determinada empresa controlam um conjunto de empresas no mesmo ramo dos negócios.


Cartel
O grande problema é que a livre concorrência gerou o que conhecemos como cartel que é uma associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. 



Capitalismo Industrial

Resultado de imagem para revolução industrial


Conhecida como primeira revolução industrial, consolidou o capitalismo e a Inglaterra como a maior potência e econômica do planeta.
Entre as mudanças do período podemos citar a revolução agrícola, indústria têxtil e fabricação de metal.
Isso promoveu aumento da produção agrícola de produções industriais da circulação de matéria prima e ampliação das relações comerciais e industriais.
Tal produtividade só foi possível pela implantação de ferramentas mecânicas e a substituição da energia animal pela energia a vapor.
Resultado de imagem para revolução industrial
A Nova DIT mantinha uma relação das áreas em industrialização e as áreas fornecedoras de matéria prima.

Essa fase inaugurou o que conhecemos como liberalismo econômico que pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.

Resultado de imagem para liberalismo economico charge


Defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado);
- Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
- Igualdade perante a lei (estado de direito).
Tal ideia beneficiou a Inglaterra que não encontrava concorrência internacional tanto na quantidade quanto na qualidade dos produtos.


Continentes Flutuantes a Teoria da deriva dos Continentes

Essa teoria sobre a deriva dos continentes nos ajuda a explicar sobre aspectos de vida no planeta.
O primeiro passo, para a fundamentação dessa teoria foi que o desenho do litoral sempre inquietou os cientistas, por exemplo, o contorno da costa brasileira e o da costa africana parecem se encaixar quase que perfeitamente.
Depois de muito estudar Alfred Wegner criou a teoria que o nosso planeta possuía apenas um super continente chamado de pangéia.
Essas Teorias nunca foram muito creditadas até em 1960 quando o nosso planeta passou a ter seu interior desvendado.
A teoria da deriva continental se apoia na tese que a crosta terrestre seria apenas uma camada fina de consistência sólida sobre outra de consistência pastosa.
Com isso nossos continentes poderiam ser comparados a balsas de rochas sólidas deslizando sobre o magma.







































A Teoria da Deriva Continental
Segundo a teoria os pontos de menor resistência estariam sujeitos a ruptura e esses blocos ficariam a navegar lentamente sobre a superfície terrestre.
Com isso os blocos que estivessem se afastando criariam falhas geológicas tremendas enquanto os que estivessem se aproximando se chocariam criando enrugamento da superfície terrestre.
Por exemplo, a cordilheira dos Andes na América do Sul se assemelha com as Montanhas Rochosas da América do Norte.
Outro movimento teria separado a Índia do continente africano fazendo ela se chocar com o continente asiático criando assim outro enrugamento e um dos maiores do mundo a Cordilheira do Himalaia.
Entre outro fator que explica esse fato é que realmente entre a África do Sul e a América do Sul há uma gigantesca falha geológica no fundo do oceano Atlântico e que alguns avançados aparelhos tecnológicos já mostraram que a cada ano os dois continentes se afastam 2 centímetros por ano.

Por fim quando Cristovão Colombo chegou a América não encontrou cavalos, elefantes e outros animais conhecidos na Ásia e África, mas foram encontrados fósseis antigos desses animais aqui.

Problemas Com Fusos Horários

Problemas com Fusos Horários


É importante destacar que quando aparecem em formas de exercícios os fusos horários devem ser interpretados para só depois serem resolvidos, como nos exemplos abaixo, porém é sempre necessário lembrar que as horas para Leste (direita) sempre serão adiantadas enquanto as horas para o oeste (esquerda) sempre serão atrasadas, isso ocorre porque o hemisfério Leste sempre recebe as primeiras horas do novo dia enquanto o oeste recebe as últimas horas de Sol desse mesmo dia:
I) Se em A (15° O) são 18 horas que horas serão em B (30°L)?


Obs: Importante sempre iniciar por um ponto de referência que no caso é A pois possui a Longitude de onde se inicia e o mais importante de que horas se inicia o problema.
Obs 2: Monte o gráfico como o modo a seguir e prossiga até achar o ponto que pretende no caso 30° L:

15º         0°         15°         30°
  |           |             |             |
18hrs    

Obs3: Por fim como o gráfico vai em direção ao Leste vamos adiantar 1 hora a cada 15°, deixando o gráfico assim:
15º         0°         15°         30°
  |           |             |             |
18hrs     19h        20h        21h

Logo em B serão 21 horas.

Fuso
Importante destacar que haverá problema que apresente o nome FUSO.
Caso haja questões que se apresentem dessa forma é importante frisar que:
1 Fuso = 1 hora
2 Fusos = 2 Horas
5 Fusos = 5 Horas e assim por diante.
Vejamos:

II) Se em A são 14 horas que horas serão em C 5 fusos para o Oeste?
Montemos o gráfico:
C                                                                  A
|             |             |             |             |             |
                                                                   14hrs    


Cada traço representa 1 hora, no caso indo para o oeste logo cada traço representa uma hora a menos até o ponto desejado, por fim basta ir diminuindo até chegar a esse ponto:
C                                                                  A
|             |             |             |             |             |
9           10           11          12           13      14hrs

Logo em C serão 9 horas

Treine com mais alguns exercícios e veja sua habilidade!

Se em A(45°O) são 6 horas que horas chegaremos em B(45°L)  em viagem que durou 4 horas?
a) 14 horas
b) 16 horas
c) 17 horas
d) 18 horas

2)- Na França são 17 horas. O que será que os americanos estão fazendo, pois, estão 5 fusos para oeste?
a)  Dormindo
b)  Lanchando
c)   Almoçando
d)  Tomando Café da Manhã

3)- Um time de futebol do estado de São Paulo (localizado no fuso 45° O) irá realizar uma partida em Boa Vista (60° O), capital de Roraima. A equipe irá embarcar às 14h e a viagem terá duração de 6 horas. Considerando o horário de Roraima, a que horas os jogadores de São Paulo desembarcarão em seu destino final:
a) 19h
b) 17h
c) 21h
d) 20h

4)- UEL-2006) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do voo é de oito horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze fusos a oeste. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

(A) 22 h do sábado.
(B) 23 h do sábado.
(C) 01 h do domingo.
(D) 10 h do domingo.