, Prof. André Luiz: 2013-03-17

sábado, 23 de março de 2013

O Ciclo da cana de açúcar


                                                                                                                                                                                            A colonização brasileira obedeceu a critérios estritamente comerciais. Com o objetivo de substituir a atividade extrativa do pau Brasil e devido a necessidade de ocupação das terras freqüentemente invadidas por franceses, e holandeses Portugal deu início ao segundo ciclo econômico brasileiro que foi a plantação de cana-de-açúcar. Utilizada na Europa para a produção de açúcar em substituição à beterraba. O processo era centrado em torno do engenho composto por uma moagem de tração animal (bois, jumentos) ou humana.


As plantações se propagaram na Zona da Mata nordestina que apresentava condições favoráveis como o clima Tropical e o solo chamado de Massapé.
Sociedade do Açúcar durante
 o ciclo econômico.
No entanto a concorrência, o aumento da oferta da cana-de-açúcar do Caribe e a conseqüente queda dos preços levaram ao declínio do segundo ciclo econômico.


A Formação do Território Brasileiro - Inicio do Ciclo Econômico Brasileiro


A Formação do Território Brasileiro - Inicio do Ciclo Econômico Brasileiro

Assim que souberam que os europeus souberam que Cristóvão Colombo havia chegado a um continente desconhecido começaram as disputas entre Portugal e Espanha pelas posses das novas terras.
O fim desse conflito só veio a ser resolvido com a assinatura do Tratado de Tordesilhas em 1494. Por esse tratado Portugal ficaria com a parte Leste do Brasil enquanto a Espanha ficaria com a parte Oeste.
A parte que lhes pertencia, Portugal tomou no ano de 1500 com Pedro Alvares Cabral, aí se começou um dos primeiros ciclos econômicos brasileiros com a retirada do Pau Brasil madeira já conhecida na Europa, que tinha como serventia para a construção de embarcações e tingimento de tecidos.
O período de retirada da madeira teve inicio no ano de 1500 até 1530, e nesse período foi utilizada a mão de obra indígena, visto que poucos portugueses se aventuravam pelas novas terras.


Como a extração do Pau Brasil aconteceu de forma predatória, ou seja, sem promover a reposição das arvores as reservas se esgotaram em um curto espaço de tempo, além disso, os alemães já haviam inventado outra forma mais vantajosa de tingir tecidos, com isso a extração do Pau Brasil se tornou inviável devido ao esforço por algo que se tornou tão pouco rentável, o que determinou o declínio dessa primeira atividade econômica.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Fusos Horários no Brasil



Fusos Horários no Brasil

O território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0º) e, em virtude de sua grande extensão continental, compreende três fusos horários, variando de duas a quatro horas a menos que a hora do meridiano de Greenwich (GMT).

O Brasil até o ano de 2008 tinha cerca de quatro fusos horários, porém com a determinação de um projeto de Lei do Presidente Lula nesse mesmo ano passou a ter apenas três, mas após um Plebiscito ocorrido no Acre voltou a ter 4 horas de fusos.
As principais mudanças foram Amazonas e Pará. O Pará que detinha dois fusos horários passou a ter apenas 1 acompanhando o horário de Brasília.
O Amazonas com seus municípios a oeste acompanham o horário do Acre que fica duas horas atrasadas com relação a Brasília.


Tendo as seguintes configurações.

Fuso: 1
 Hora em relação a Greenwich: -2h
 Hora em relação a Brasília: +1h
 O que abrange: As ilhas oceânicas brasileiras (Fernando de Noronha)

Fuso: 2
 Hora em relação a Greenwich: -3h
 Hora em relação a Brasília: a mesma
 O que abrange: Amapá, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Pará ; todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Este é o fuso oficial do Brasil.

 Fuso: 3
 Hora em relação a Greenwich: -4h
 Hora em relação a Brasília: -1h
 O que abrange: Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e parte do Amazonas.

Fuso 4
Acre e parte do Amazonas.

Fuso Horário



Como sabemos é impossível que a toda a Terra receba radiação ao mesmo tempo, pois pelo que sabemos o planeta gira em torno de si mesma ( movimento de rotação) de leste para oeste.
Por isso enquanto algumas partes do Globo é dia na outra parte temos noite e assim sucessivamente.
Com o passar do tempo a falta de um horário específico para o mundo todo criava confusão inclusive comerciais.
Por isso no século XX foram criados os fusos horários a partir da seguinte lógica.

O sistema foi estabelecido dividindo a esfera terrestre em 360 ( longitudes leste+oeste) graus pelo número de horas que a Terra  gasta para dar um giro completo em torno de seu eixo (24 horas). O resultado foi de 15 graus, indicando que a terra gira 15 graus a cada 1 hora.
Sendo 15º = 1 hora
Partindo desse raciocínio tomando como ponto de referência o Meridiano de Greenwich a Terra foi dividida em 24 fusos horários (12 a Leste e 12 a Oeste).

Como é observada na Imagem abaixo (clique sobre a mesma para ampliar). 















segunda-feira, 18 de março de 2013

Projeções Cartográficas


Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações.

 Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.


Projeção Cilíndrica: o plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Depois de realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa.
Não é perfeita pois deforma os pólos não respeitando seus verdadeiros limites.

 Projeção Cônica: a superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas convergentes para os pólos. Nessa projeção, as distorções aumentam conforme se afasta do paralelo de contato com o cone. A projeção cônica é muito utilizada para representar partes da superfície terrestre.
Não é perfeita pois a mesma só consegue representar metade da esfera terrestre.



- Projeção Plana ou Azimutal: a superfície terrestre é representada sobre um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos, retos que se irradiam do pólo. As deformações aumentam com o distanciamento do ponto de tangência. É utilizada principalmente, para representar as regiões polares e na localização de países na posição central.
Não é perfeita pois serve somente para representar uma determinada região no mapa.


domingo, 17 de março de 2013

Coordenadas Cartográficas


Conhecendo-se a latitude e a longitude de um lugar é possível determinar as suas coordenadas geográficas, isto é a sua exata localização na imensidão da superfície terrestre.
Coordenadas geográficas são, portanto, as medidas em graus de cada ponto da superfície terrestre, indicadas pela latitude e longitude do lugar.
Inclusive o GPS só consegue passar as informações de localização através do sistema de coordenadas geográficas.
Bem mãos a obra para sabermos como funciona.
  
Lembrando que :
Latitude determina a posição NORTE ou SUL do ponto.
E que Longitude determina a posição LESTE/OESTE do ponto.


Identifique as coordenadas geográficas correspondentes, respectivamente, aos pontos B e A:



Primeiramente se verifica a Localização de A  em graus na horizontal, depois verifica-se a localização de A na Vertical.
Logo a localização de A ficará da seguinte forma


E a localização de A vai ficar da seguinte forma

A= 15º de Latitude Norte
      45º de Longitude Oeste






Em B o procedimento será o mesmo se verifica a Localização de B  em graus na horizontal, depois verifica-se a localização de B na Vertical.
Logo a localização de B ficará da seguinte forma:


E a localização de B vai ficar da seguinte forma

B = 60º de Latitude Sul
       15º de Longitude Oeste







Aproveite e como exercício encontre a localização dos outros pontos no gráfico acima.
Bons estudos.




Rosa dos Ventos e os Pontos Cardeais

Os pontos cardeais significam pontos principais ou pontos de referência. Através deles é possível localizar qualquer lugar sobre a superfície da Terra.

Os pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Tais pontos foram de suma importância para a Era das Grandes Navegações, rotas comerciais, rallys ou mesmo em guerras.

É importante destacar que esses pontos cardeais podem ser identificados através do Sol. Para isso, basta esticar o braço direito para a direção em que o Sol nasceu (nascente). Pronto, você encontrou o ponto Leste. Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção (ponto Oeste - poente).  A partir daí a sua frente estará o  Norte está à sua frente e o sul, atrás de você ou a sua retaguarda..

Os pontos colaterais São formados pela composição de pontos cardeais, e podem ainda ser compostos em pontos subcolaterais: nor-nordeste (NNE), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), su-sudeste (SSE), su-sudoeste (SSO), oés-sudoeste (OSO), oés-noroeste (ONO) e finalmente o nor-noroeste (NNO).

Rosa dos Ventos - É uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
 Por isso o mesmo foi usado com bastante claridade nas bússolas e astrolábios .