, Prof. André Luiz: 2013-03-10

sábado, 16 de março de 2013

Migração


Se fizermos uma pesquisa dentro de uma sala de aula trabalho ou igreja é possível que encontremos pessoas que não tenham nascido na em sua cidade de origem.
Muitos vieram de outros municípios, estados ou mesmo países.

É importante lembrar que o movimento faz parte do ser humano, os antigos movimentos eram por causa de busca de alimento e de abrigo ou até mesmo a curiosidade em descobrir algo novo, conhecer o que ainda desconhecia.




Migração esta relacionada ao fato de trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio.
É importante lembrar que migrar faz parte do direito de ir e vir, que consta na constituição.

A migração é importantíssima na geografia, pois quando os povos migram eles transformam o espaço geográfico construindo, transformando e organizando o espaço.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Meridiano e Longitude


       O sistema de coordenadas cartográficas foi criado com objetivo de localização no planeta, por isso apenas com Paralelo/ Latitude não é possível determinar a localização exata de um ponto na superfície. Por isso foram criados os Meridianos e a Longitude.

Em vista disso, foi-se necessário um acordo entre as nações para determinar o meridiano principal (0°), escolhendo-se o meridiano que passa pela torre do Observatório Astronômico de Greenwich localizado em Londres, Inglaterra, denominado Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal. Ele é a linha de partida para numerar em graus os outros meridianos situados tanto para o leste quanto oeste. Contam-se 180 meridianos para leste e 180 para o oeste, num total de 360 de 1° cada um.







O Meridiano de Greenwich , divide a Terra em dois hemisférios: Hemisfério Leste, Oriental ou Nascente e Hemisfério Oeste, Ocidental ou Poente.

Os meridianos indicam a longitude de um lugar. Todos os situados a direita do Meridiano de Greenwich tem longitude leste e os situados a esquerda longitude oeste.






Portanto, longitude é a distância, medida em graus, de qualquer lugar da Terra ao Meridiano de Greenwich. Assim da mesma forma da latitude, todos os pontos atravessados por um mesmo meridiano, possuem a mesma longitude, variando do 0° (Meridiano de Greenwich) a 180° (Linha Internacional da Data).



terça-feira, 12 de março de 2013

Coordenadas Cartogràficas - Paralelos e a Latitude.


A Terra possui cerca de 510.000.000 km² e para localizar com exatidão continentes, países, cidades, ilhas ou qualquer outro ponto sobre sua superfície, foi necessário criar uma rede de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos.

Criou-se, portanto, um paralelo principal denominado Linha do Equador (0°) que divide a Terra exatamente em duas metades iguais, denominadas hemisférios: a de cima Hemisfério Norte, e a de baixo Hemisfério Sul.






Além do Equador, quatro outros paralelos recebem denominação por serem considerados importantes, pois determinam as zonas climáticas: o Círculo Polar Ártico (66°33’N) e o Trópico de Câncer (23°27’N) no hemisfério norte e Trópico de Capricórnio (23°27’S) e o Círculo Polar Antártico (66°33’S) no hemisfério sul. Assim paralelos são círculos imaginários traçados paralelamente ao Equador.









Os paralelos indicam a latitude um lugar, ou seja, todos os lugares localizados ao norte do Equador terão latitude norte e conseqüentemente, todos os lugares localizados ao sul terão latitude sul.
Desta forma, podemos definir latitude como a distância, medida em graus, de qualquer lugar da superfície terrestre ao Equador, que vão de 0 a 90° tanto para o Norte quanto para o Sul. Assim todos os pontos que se encontram ao longo de um mesmo paralelo terão a mesma latitude.

domingo, 10 de março de 2013

Aparelhos de Localização e Orientação



Com o passar dos anos e com o aumento da tecnologia passou a se criar orientação por instrumentos. foram criados diversos deles com objetivo de tornar o processo mais dinâmico e preciso. 
Dentre vários instrumentos inventados o mais utilizado é a bússola, esse corresponde a um objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos. 
Tal aparelho tem como principal caracteristica apontar sempre para o Norte;

 Isso acontece porque o planeta Terra tem um campo magnético que funciona como se fosse um grande ímã. 


É sabido que pólos opostos se atraem; então, quando se coloca uma bússola - que traz um ímã em si - em qualquer local do planeta, o ponteiro que representa o norte aponta para a região cuja polaridade o atrai. Independentemente do local onde a pessoa estiver, tal ponteiro será atraído pelo norte.

 É provável que os chineses tenham sido os primeiros a aproveitar esse conhecimento, por volta do ano 1100 da nossa era, para se orientar em suas viagens marítimas. Cinco séculos se passaram até que, exatamente em 1600, o médico William Gilbert verificou que, ao aproximar uma agulha imantada de uma esfera magnética – um minério de ferro magnético -, a agulha se orientava de forma semelhante á que se observava na superfície da Terra. A partir daí, Gilbert deduziu que a própria Terra funciona como uma grande imã, cujo campo magnético se orienta na direção que conhecemos como Norte-Sul.
Foi um dos aparelhos mais utilizados durante o período das Grandes Navegações.

 A bússola é instalada em aviões, navios e carros e motos de competição de rally, isso para manter as pessoas em sua devida direção pretendida.


 Abaixo está a forma de como você pode criar uma bússola e comprovar a verácidade do que foi dito acima.


Apesar da importância da bússola até os dias de hoje, existem aparelhos de orientação mais eficientes, tais como o GPS e aparelhos de satélites que conseguem emitir informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização entre outras