, Prof. André Luiz: 2013-03-03

sábado, 9 de março de 2013

Paisagem - Conceitos



O conceito de paisagem é amplo, mas é necessário que compreendamos que a paisagem é tudo aquilo que podemos ver  ou seja, podemos considerar que paisagem é rua, praça, parque floresta, prédio escolar, etc.

A mesma, porém pode ser definida de duas formas: natural e humanizada.

Paisagem natural -  é toda aquela que não teve influencia humana, ou seja foi criada pela natureza.
Ex: Rios, lagos, florestas.

Paisagem Humanizada - Toda aquela paisagem que teve a influencia humana.
Ex: prédio escolar, ruas, pontes etc.

Nós e o Nosso Lugar



O lugar em nosso dia-dia é uma casa, rua, cidade ou qualquer outro lugar que possua um nome.

A geografia ensina o ser humano a ver o lugar de maneira diferente e a entender que ele pode ser mais importante do que se imagina.

O local onde você vive é o seu ambiente mais próximo, além disso, a escola e seu bairro são os lugares onde você adquire grande parte dos seus conhecimentos.
A sua maneira de falar, as festas típicas, as comidas, os tipos de musicas e são conseqüência do lugar em que você habita.

Ao passar muitos dias distantes do seu bairro de sua casa é natural que você sinta saudade.

Ao passar muito tempo longe da escola você sente saudade dos colegas de escola, das conversas, das aulas, dos professores e mesmo do ambiente escolar.
Isso acontece porque o lugar faz parte da sua vida, é nele que você cria laço de convivência é nele que você cria raízes e se desenvolve como pessoa.

É importante conhecer o lugar, pois é ele o seu ponto de partida para a compreensão da realidade.
Pois nele você consegue comparar as semelhanças e diferenças entre eles e outros lugares do planeta.



 


Cartografia


A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
É importante ressaltar que tal ciencia é bem mais complexa visto que os primeiros mapas eram produzidos apenas por observações.
Inclusive o mapa mais antigo já encontrado foi desenhado em um pedaço de argila e representava a Mesopotamia atual Iraque.
Porém com o passar dos anos os mapas passaram a não ser somente um instrumento usado para localização mas também para negócios, eis que surge os Mapas Portulanos.
A partir do século XVI durante a Era das Grandes Navegações o termo portulano começou a ser aplicado a qualquer coleção de instruções náuticas e aos mapas que acompanhavam. E no século passado, finalmente, os cientistas passaram a chamar de portulanos todas as cartas marítimas antigas.
Tais mapas davam enfase principalmente a areas litorâneas pois visava principalmente o comércio e dava destaque as figuras ao invés dos limites existentes como é o caso do continente Africano abaixo.