, Prof. André Luiz: 2013-04-21

sábado, 27 de abril de 2013

Fontes de Energia - Carvão Mineral


                                          
O carvão mineral foi a principal fonte de energia utilizada na Revolução Industrial e durante o século XVIII e XIX. A partir de 1870 começaram a ser utilizada novas formas de energia como o petróleo e a eletricidade. E a indústria confirmou a supremacia do petróleo no século XX.
Atualmente, o carvão mineral é a terceira fonte de energia mais empregada no mundo e possui entre as suas principais utilizações: matéria prima para a produção de aço nas usinas siderúrgicas, geração de energia elétrica a partir da aquecimento de caldeiras em usinas termelétricas, e também como matéria prima do setor carboquímico na produção de inseticidas, tintas, corantes, entre outros.



Mais de 80% do carvão mineral do mundo esta concentrado no hemisfério norte.
Entre os principais produtores de carvão do mundo estão: China, Estados Unidos, Rússia, Índia , Alemanha, Austrália e Canadá.

Tipos de carvão mineral
O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível de pureza e potencial energético. Os tipos de carvão são: Turfa (cerca de 50% de carbono), Linhito (cerca de 70% de carbono), Hulha (cerca de 85% de carbono) e Antracito (cerca de 90% de carbono).




O Ciclo do café do Auge a decadência


A economia cafeeira em São Paulo foi o grande motor da economia brasileira desde a segunda metade do século XIX até a década de 1920.
Como o Brasil detinha o controle sobre grande parte da oferta mundial desse produto, podia facilmente controlar os preços do café nos mercados internacionais, obtendo assim lucros elevados.
Inclusive São Paulo e Minas Gerais devido aos seus potenciais econômicos passaram a comandar a economia brasileira no período chamado de café com leite.

Porém a Crise Mundial de 1929 (Crise de 29) com a quebra da Bolsa de Nova York fez com que vários países decaíssem inclusive os compradores do café brasileiro.
Amplie a imagem para entender o que aconteceu na Crise de 1929.

O preço do café em 3 (1929-1931) anos caíram em torno de 60%.
Getulio Vargas ainda tentou medidas como comprar grandes sacas de café e queimá-las para valorizá-las no mercado internacional, porém em vão.
Tem fim então o ciclo do café no país.

Ciclo Econômico do Café o início (1800-1930)



O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XIX até a década de 1930.

Sua produção inicialmente se concentrou a princípio no Vale do Paraíba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e depois nas zonas de terra roxa do interior de São Paulo e do Paraná, o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos, com a exportação voltada para a Europa.

Como dito anteriormente chegou ao Brasil através da Guiana Francesa.

A mão de obra que trabalhou inicialmente nas lavouras era escrava.
Mas a proibição do tráfico negreiro (1850) e a abolição da escravatura (1888) fez com que o produtores mudassem a estratégia.


A mão de obra que substituiu a mão de obra africana foi a de imigrantes que vinham em busca de trabalho e terras.

Infelizmente maior parte do lucro obtido pelos imigrantes ficava nas mercearias elaboradas pelos donos das terras com objetivo de prender os trabalhadores nessas terras, originando a primeira ocorrência de trabalho escravo no Brasil.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ciclo Econômico da Borracha




Desde 1823 o Brasil explorava o látex, goma elástica fabricada artesanalmente com a seiva da seringueira.

Esse produto se tornou importante na medida em que as descobertas científicas criaram cada vez mais aplicações para o látex no processo industrial.

Com isso o Brasil no período de 1870 a 1912 o Brasil era o único fornecedor de látex no mercado mundial.

Durante esse período grande parte da produção de borracha era realizada por brasileiros em terras bolivianas.
Essas terras onde hoje é o estado do Acre foram incorporadas ao Brasil em 1903 através do Tratado de Petrópolis.



Neste tratado o Brasil pagou aos bolivianos 2 milhões de libras esterlinas e se comprometeu a construir uma ferrovia que ligasse a Bolívia ao Mar, pelo Oceano Atlântico, dando-lhe assim uma saída para o mar.

domingo, 21 de abril de 2013

Relevo e Agente Modeladores do Relevo

A superfície terrestre é composta por irregularidades e por isso apresenta-se de forma diferente em todo o planeta.
Essas modificações são causadas especialmente pelos agentes 
modeladores do relevo que agem internamente (interior da Terra) 
como os terremotos e vulcanismo ou externamente (fora do interior da Terra) chuva, vento.










ser definido como o conjunto de formas apresentadas na superfície terrestre.
 No mundo, existem diversos tipos de relevo, 
porém os principais são: as planícies, os planaltos, as 
depressões e as montanhas.

O Brasil quanto a Vulcanismo e Tectonismo


O Brasil não está localizado em região favorável a ocorrências de terremotos, pois não há vulcões em atividade em nosso território esses tremores não são tão intensos como em outros países, porque estamos no centro de uma placa tectônica, onde a intensidade dos abalos é menor.. Porém, ocorrem terremotos de baixa intensidade (de 1 a 3 graus na Escala Richter), provocados, principalmente, pela acomodação de terra no subsolo.
Pontos onde ocorreram abalos sismicos de destaque 
no Brasil clique na imagem para ampliar.

Como Medir um Terremoto.



O Sismógrafo é o aparelho que mede a intensidade de um terremoto através de uma escala.

A Escala que mede a intensidade de um terremoto, é a Escala Richter que vai de 1 a 9.
Um terremoto de menos de 3,5 graus é apenas registrado pelos sismógrafos. Um entre 3,5 e 5,4 já pode produzir danos. Um entre 5,5 e 6 provoca danos menores em edifícios bem construídos, mas pode causar maiores danos em outros.
Já um terremoto entre 6,1 e 6,9 na escala Richter pode ser devastador numa zona de 100 km. Um entre sete e 7,9 pode causar sérios danos numa grande superfície. Os terremotos acima de oito podem provocar grandes danos em regiões localizadas a várias centenas de quilômetros do epicentro.


Terremotos e Tsunamis



Terremotos ou sismos são vibrações na crosta terrestre provocadas pela movimentação de placas tectônicas presentes na litosfera, logo abaixo da superfície da Terra. Essas placas deslizam lenta e constantemente sobre uma camada de magma.

O atrito entre as placas gera uma energia em potencial que, quando liberada, provocam vibrações que se propagam pela crosta, causando os abalos sísmicos.

Quando ocorre em Placas no meio do mar é conhecido como Tsunami.
Tusunami é um onda gigante que se forma no meio do Oceano, geralmente causa pela movimentação da crosta terrestres, ou seja terremotos ou vulcões, no alto mar elas são baixas não passam de 30 cm de altura mas a medida que se aproxima do litoral perdem velocidade a ganham altura podendo passar dos 20 metros de altura.
Ainda elas podem ser formada através dos ventos durante uma tempestade, e as formadas por corpos celestes.

Curiosidade
Segundo os cientistas a maior tsunami que atingiu a terra foi no final do período Cretáceo a aproximadamente 65 milhões de anos atrás, segundos eles, ela atingiu facilmente os 3000 metros de altura, varrendo todo o continente americano