, Prof. André Luiz: 2013-05-19

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Queda do Muro de Berlim



Em 1985 Mikhail Gorbatchev assumiu a presidência da URSS e implantou logo de cara dois planos.

Perestroika: Onde a URSS utilizou de um plano de abertura econômica a outros países
Glasnost: Onde foi dada liberdade de expressão, os presos políticos foram soltos, entre outras medidas.


Essas mudanças elevaram as pressões contra o Muro, na década de 80.
EM 1989 era muito grande a pressão devido a grande pressão da sociedade e do enfraquecimento do regime socialista o fluxo de pessoas que atravessaram da parte oriental para ocidental foi muito grande tanto que se tornaram-se impossíveis de controlar por isso a 9 de Novembro de 1989, teve que ser autorizada a livre circulação entre as duas partes de Berlim, e como conseqüência a destruição do Muro. Junto com o muro também caíram o sistema socialista europeu e a Guerra Fria.

O Declínio da URSS




A União Soviética foi um dos países mais importantes para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, também foi um dos países mais abalados economicamente.
Mesmo assim, o governo de Joseph Stálin seu principal líder foi capaz de realizar um eficiente planejamento, e transformar em uma das grandes potências mundiais, ao lado dos Estados Unidos.
Como visto essas duas potências formaram a Ordem Bipolar e o acirramento do conflito entre elas gerou a Guerra Fria.
Porém com o passar dos anos esse sucessivo abalo econômico passou a pesar e a insatisfação começou a crescer.
 Principalmente porque a classe mais beneficiada no Socialismo Real era a dos burocratas estatais (políticos) que viviam com luxo e mordomia.

Enquanto a população dependia de serviços burocráticos e passava frio e fome situação bem parecida com a que ocorria antes da entrada do socialismo. A partir disso as sucessivas revoltas começaram a acontecer.

A Guerra Fria




O acirramento do conflito entre os dois países acabou gerando uma nova guerra chamada de Guerra Fria.
A Guerra Fria foi diferente de todas as outras.
Entre as características estão: Corrida Espacial, armamentista, o aumento da espionagem e a troca de acusações entre os dois países


E.U.A. e U.R.S.S.  chegaram em um ponto que pela quantidade de armamentos principalmente nuclear as duas juntas podiam destruir o mundo inteiro e mais alguns mundos
Em resumo pode-se dizer que ambos tinham imenso poder armamentista mas tinham medo de usar no rival porquê se o rival resolvesse revidar a possibilidade de uma destruição em massa seria grande. Por isso existe a denominação Guerra Fria, estavam em guerra, mas nunca houve confronto direto.

É importante lembrar que mesmo com esse medo houve períodos tensos como a Crise dos Mísseis em que os Estados Unidos tinha mísseis instalados na Turquia apontados para URSS, e que a URSS também como forma de revide colocou mísseis em Cuba apontados para os Estados Unidos.

Porém ambos os presidente  tinham um acordo de cavalheiros que os obrigavam ligar um para o outro em caso de ataque através do telefone vermelho. 

Muro de Berlim



Inclusive a maior divisão do mundo entre socialismo e capitalismo foi o Muro de Berlim.
O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime totalitário soviético. 
Construção do Muro de Berlim.

Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou "Ordem 101") os que tentassem escapar, o que provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas.
Em verde a parte da Alemanha Ocidental (Estados Unidos)
e em vermelho a Alemanha Oriental (URSS)




A Ordem Bipolar no Mundo




A Ordem Bipolar surgiu após a Segunda Guerra Mundial como as polarizações da economia entre as duas grandes potencias sobreviventes Estados Unidos e União Soviética entre Capitalismo e Socialismo.

Como os dois países rivalizavam pela hegemonia mundial e além disso para mostrar qual dos dois sistemas econômicos era mais eficiente, os mesmos passaram a buscar aliados.

Com isso com o surgimento da Ordem Bipolar tivemos o surgimento de duas grandes divisões que mostravam como o mundo estava naquele período.

Europa Ocidental – Capitalista logo aliada dos Estados Unidos da América.; Europa Oriental – Socialista e logo aliada da União Soviética.
E como uma das grandes derrotadas da Segunda Guerra Mundial a Alemanha também foi dividida em Alemanha Ocidental – Aliada aos Estados Unidos e Alemanha Oriental aliada a União Soviética.
Acima  a divisão da Europa em Azul aliados
americanos em vermelhos aliados soviéticos.



O Nascimento do Socialismo e da URSS



Com características tão diferentes era normal que Capitalismo e Socialismo se tornassem sistema econômico rivais. Mas nada que preocupasse demais o Capitalismo, pois o Socialismo era apenas uma tese, ainda não estava em prática. Pelo menos, não ainda.

A Rússia aderiu ao Socialismo através da Revolução Russa em 1917 e adotou o tipo de Socialismo chamado de Socialismo Real (havia um ditador, mas o povo não sofria por miséria já que o governo deixava vários serviços básicos de graça e de boa qualidade).
Lênin aproveitou para organizar a sua tomada do poder.

A Rússia cresceu muito e após o fim  da 2 Guerra Mundial, apenas dois países haviam sobrevivido firmes e fortes: Os Estados Unidos e a Rússia.
Durante essa mesma Guerra a Rússia através do Pacto de Não Agressão havia aglomerado vários países ao seu bloco no total de 15 e após a segunda Guerra Mundial essa União veio a se efetivar formando a União das Republicas Socialistas Soviéticas ou conhecida  como URSS.
 
Bandeira da URSS.