, Prof. André Luiz: 2013-03-24

sábado, 30 de março de 2013

Conceitos - O Sol e Satélites


O Sol

O Sol é indispensável para a existência de vida no planeta. Sem o calor e a luz dos sol, não haveria nenhuma forma de vida na Terra. O calor e a luz do Sol fornecem energia indispensável para a vida animal, vegetal eaté mesmo de seres microscópicos.
O sol é importante para os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre como a formação dos ventos, evaporação das águas, as variações de temperatura do ar e de outros fenômenos que ocorrem em nosso planeta.




Satélites – são astros que giram em torno dos planetas. A Lua é o satélite da Terra, e é o único satélite natural do nosso planeta. Porém há outros Satélites Artificiais que circulam em torno do nosso Planeta.
Porém no Universo Saturno e Júpiter possuem 18 satélites naturais como a Lua. Enquanto Mercúrio e Venus não possuem nenhum.
Satélite Artificial que circula em torno da Terra
Lua Satélite Natural da Terra




quinta-feira, 28 de março de 2013

Cometas, Meteoros e Meteoritos ou Estrela Cadentes.


Cometas – Cometa é um objeto celeste formado basicamente por gelo e que se encontra em movimento pelo espaço. No sistema solar, as órbitas dos cometas costumam se estender para além do planeta Plutão.
É formado por três partes:Núcleo – parte central e sólida; Cabeleira – Uma nuvem de gases que envolvem o núcleo; Cauda – O rastro deixado pelo cometa, constituído por gases e partículas de poeira.
A luminosidade dos cometas provém dos raios solares refletidos nas partículas e nos gases que formam sua cabeleira e sua cauda.
Os cometas que mais se destacaram nos últimos anos.

Meteoros, estrelas cadentes, meteoritos


Os meteoros são blocos sólidos de rocha e metal, ou apenas de rocha, ou ainda apenas de metal. Eles têm tamanhos variados e giram em torno do Sol, eles também fazem parte do sistema solar.
Quando um meteoro passa muito perto da Terra, a força da gravidade do nosso planeta o atrai, desviando-o de sua órbita.


As estrelas cadentes são meteoros que ao entrar em contato com a nossa atmosfera, se queima, originando fragmentos brilhantes que á noite parecem estrelas que caem.
Já o meteorito ocorre quando o  meteoro não se queima  totalmente ao entrar em contato com a nossa atmosfera. Em muitos casos, o bloco sólido incandescente atinge a superfície terrestre, podendo causar danos enormes e por chegar a nossa superfície recebem esse nome.
Foto de meteorito que caiu recentemente na Rússia


A Formação do Universo



Como e quando surgiu o universo são perguntas freqüentemente retomadas pelos cientistas, por isso o conhecimento humano nunca possui a verdade absoluta sobre as coisas.
A teoria mais aceita atualmente é a teoria do Big Bang (big=grande, bang=explosão) ocorrida há aproximadamente 14 bilhões de anos.
Ao se expandir o material quente e supercomprimido (compacto e denso) teria formado o Universo. Depois de algum tempo (duzentos mil ou 1 milhão de anos) esse material começou a se condensar dando origem as estrelas e galáxias.
As hipóteses recém levantadas são de que o universo continua se expandindo, mas como tudo não passa de estudos os cientistas não sabem comprovar se o universo é fechado ou finito ou infinito.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Solstícios e Equinócios


O que acontece na Terra no período de translação

Sabemos que os vários meses do ano têm climas diferentes, devido às estações do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno.
No Verão, está mais quente e no Inverno mais frio. Mas o Verão e o Inverno ocorrem em épocas diferentes do ano no hemisfério Norte e no hemisférioSul, pois a Terra mantém sempre a mesma inclinação enquanto gira em torno do Sol.
São os solstícios e equinócios.
Solstício é uma palavra oriunda do latim que significa “parado”. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em duas datas do ano: 21 de junho quando é verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul.
Em 21 de dezembro já ocorre ao contrário é Verão no hemisfério Sul e inverno no hemisfério Norte.

Equinócio
Equinócio é uma palavra derivada do latim que significa “noites iguais”. Esse fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade quanto à quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios (Norte e Sul). Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 21 de março e 23 de setembro.
No equinócio de 21 de março, data que marca o início da primavera, os dias são mais longos do que as noites, isso no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo do outono, com noites mais longas do que os dias.
No equinócio de 23 de setembro, dá-se início ao outono no hemisfério Norte, com dias mais curtos que as noites. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo da primavera, apresentando noites mais curtas que os dias.



segunda-feira, 25 de março de 2013


Movimentos da Terra
O planeta Terra não permanece estático, ele realiza uma série de movimentos ao mesmo tempo, sendo que os mais conhecidos são o de rotação e o de translação.

O Movimento de Rotação
O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°.Esse fenômeno é realizado de oeste para leste eseu tempo de duração é de 24 horas e 56 minutos.

A rotação é responsável pela alternância de dias e noites, pois, durante esse movimento, uma parte do planeta está voltada para o Sol, recebendo raios solares (dia); enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, não recebendo raios solares (noite).





O Movimento de Translação da Terra
O movimento de translação, responsável pela alternância dos anos, é caracterizado pelo deslocamento da Terra em torno do Sol. Ele é finalizado em aproximadamente 365 dias e 6 horas.

As estações do ano são definidas através do movimento de translação. Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam à Terra, com isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno, primavera e verão.