, Prof. André Luiz: 2013-03-31

quarta-feira, 3 de abril de 2013

As camadas que compõem a Terra



A Terra é composta de 3 camadas: Crosta Terrestre, Manto, Núcleo.
A crosta terrestre- é a camada sólida superficialda Terra a que vivemos e nela podemos subdividir em crosta continental que apresenta de 30 a 70 km de espessura; e a oceânica que se apresenta embaixo dos oceanos e mares.
É composta de basalto, nos oceanos, e de granito, nos continentes

Manto- Trata-se de uma camada intermediária situada acima do núcleo. Tem uma espessura aproximada de 2.900 km, sua composição é formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio. sua temperatura varia de 100° Celsius a 3500°Celsius.
Boa parte dos fenômenos que afetam a crosta terrestre tem origem na parte superior do manto. Magma é uma matéria em estado de fusão (pastoso), que constitui boa parte do núcleo e do manto.

Núcleo - Parte mais interna do planeta é constituído por ferro e níquel e pode ser dividido em núcleo externo e interno.
O núcleo externo comporta-se como liquido apesar de sua composição metálica, admiti-se que seus componentes estão em estado de fusão. Estende-se de 2.900 km até 5.100 km.
O núcleo interno é sólido vai desde 5.100 km até o centro da Terra.
A temperatura atinge a 4.000/5.000 C.



domingo, 31 de março de 2013

Litosfera

Rocha que faz parte do que
conhecemos como litosfera.
Litosfera também conhecida como crosta terrestre é a porção sólida da Terra constituída por rochas e minerais popularmente conhecidos como pedras.
Ela é representada pelos continentes ilhas e também pelo fundo dos mares e oceanos. É sobre essa camada sólida que vivemos.


A superfície terrestre não abrange toda a litosfera apenas a que vai no máximo a 10 quilômetros de profundidade, pois é parte que mais interessa ao ser humano, pois é de onde ele retira as riquezas do subsolo, principalmente minérios.



Tipos de Minerais encontrados na Litosfera
Minerais são elementos ou compostos naturais sólidos que possuem uma composição química bem definida, ou seja é possível determinar com precisão que compõem um mineral.
Ex: Diamante e Topázio
Os minerais e sobretudo as rochas que possuem valor comercial ou seja da qual são extraídas substancias valiosas  são considerados minérios.

Ambientes da Terra

Introdução

É de fundamental importância compreender como nossa morada "funciona" já que a mesma é constituida de um certo equilíbrio para que a mesma funcione. Este sistema, formado pelo Sol e inúmeros astros que giram ao seu redor (Sistema Solar), constitui, enfim, nossa morada. A terra é um planeta vivo,e o único atualmente visto que pesquisas em outros planetas não foram suficientemente conclusos para comprovação de vida fora do nosso planeta.  A Terra é caracterizada por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados, é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, o que lhe permite receber quantidade de energia suficiente para o desenvolvimento de ambientes que permite a vida na Terra. 

Posição da Terra com relação ao Sol

Esses ambientes se interpenetram, e se, inter-relacionam, através da superfície da Terra que é a camada de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera, dando origem a Biosfera. Esta camada permite através de seu equilíbrio natural o surgimento de minerais, água, solos diferentes, vida animal, vida vegetal e uma série quase infinita de outros acontecimentos que tendem a mudar com o tempo. É de essencial importância para a geografia o estudo destes fenômenos no espaço, no tempo, seu inter-relacionamento e agrupamento em padrões e funções.

As diversas esferas que fazem parte do
Planeta Terra.

Fases da Lua




As fases da Lua ocorrem, de acordo com o ângulo que avistamos a face da Lua iluminada pelo Sol. Cada fase da Lua dura de 7 a 8 dias, sendo que o ciclo, com todas, demora de 29 a 30 dias para ser completado.
Lua Nova - a face iluminada pela Lua é a oposta àquela observada da Terra. Por isso, visualizamos a Lua um pouco apagada.Ocorre quando o hemisfério voltado para a terra não recebe nenhuma luz do sol, pois os dois astros estão na mesma direção
Lua Crescente - observamos da Terra apenas uma parte da face iluminada.Surge por volta do sétimo dia e meio após a Lua Nova, quando a Lua e o Sol formam um ângulo reto de 90º

Simulação de como fica a Lua em cada uma de suas Fases.


Lua Cheia - o Sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra. Esta é a fase que ela está mais iluminada.Ocorre passados 15 dias depois da Lua Nova quando a lua e o sol, vistos da terra, estão em direções opostas, separados a 180°. A luz solar ilumina metade da lua, originando a imagem de lua cheia
Lua Minguante - Observamos da Terra somente uma face iluminada (o lado oposto da crescente).

Simulação de como ocorre as fases da Lua.