, Prof. André Luiz: 2013-04-07

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ciclo da Mineração.




Tem inicio então o ciclo da mineração com os Bandeirantes que em um primeiro momento procuravam índios, mas ao ver o potencial as riquezas minerais mudaram seu foco cujo apogeu ocorreu entre 1740 e 1750, e se iniciou na capitania de Minas Gerais, dentre as principais características desse período podemos citar o aumento da população colonial com portugueses que vinham em busca de riquezas.

Outros fatores importantes ocorreram com

o inicio da mineração como, por exemplo: o deslocamento do eixo econômico do litoral (Salvador) para o interior do sudeste (Minas Gerais), desenvolvimento de outras atividades ligadas a mineração (ferramentas, couro, vestuário, comida,  armas, etc.).
Além da expansão para áreas que hoje pertencem aos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.



Vulcões

Erupção do vulcão Pacaya (Equador)


Os vulcões surgem por causa do choque das camadas superficiais que forma a crosta terrestre.
Nas áreas em que elas se encontram, as altas pressões e temperaturas do centro da Terra provocam fendas por onde o magma é impulsionado para fora. Ao entrar em contato com o ar essa lava se solidifica, formando uma elevação cônica chamada de corpo do vulcão.
O Brasil tem um título inédito nesta área. É o país com o vulcão mais antigo do mundo formado pelo sistema de caldeiras vulcânicas e está localizado na Amazônia, entre os rios Tapajós e Jamanxin. Sabe-se que esse vulcão tem 1,9 bilhões de anos!
Abaixo esta o esquema de como funciona um vulcão.

 
1. A formação
A movimentação das placas abre caminho para que o magma, rocha fundida no interior da Terra, suba à superfície. Se não encontra saída, ele fica acumulado em uma espécie de reservatório, a câmara magmática.

2. A erupção
Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma, liberado pela abertura entre uma placa e outra, pode haver uma erupção. O magma, depois de expelido pela chaminé do vulcão, passa a ser chamado de lava.

Ciclo das Rochas


Aparentemente as rochas são estável isto é não se modificam, mas no decorrer do tempo geológico todas as rochas sofrem com ação dos elementos que provocam desgaste.
Entre os tipos de desgaste o primeiro deles está relacionado ao intemperismo que podem ser químico ou físico:
Intemperismo físico – é o processo que levam a desagregação das rochas. Geralmente é provocado pela variação da temperatura que durante dia com o calor essa rocha dilata e durante a noite com o frio essas mesmas rochas se contraem, com o passar dos anos começa o processo de desagregação das rochas.
 
Intemperismo Químico: è o processo que origina a decomposição química das rochas.
Ocorre geralmente em regiões tropicais onde a abundancia de chuvas faz com que a água penetre nas rochas dissolvendo os minerais componentes dessa rocha, fazendo ela se decompor ou desagregar.
Meteorização: É o processo de compactação desses sedimentos formando então rochas magmáticas e sedimentares, cujos principais elementos são temperatura e pressão.
Enfim todo o material rochoso pode originar qualquer tipo de rocha e, assim sendo, o substrato rochoso está em constante mudança, destruição e reconstrução. Esta é mais uma prova de que o nosso planeta é um planeta geologicamente ativo e vivo.

Rocha metamórfica

-->
 É um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas. Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral.
Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.
O mármore é uma rocha formada a partir de outra rocha, o calcário. É um exemplo de rocha metamórfica.
Outra rocha metamórfica é a ardósia, originada da argila e usada em pisos.
Pias e pisos também podem ser feitos de gnaisse, uma rocha metamórfica originada geralmente do granito. O Corcovado e o Pão de Açúcar, no Rio também são formados de gnaisses.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Rochas Sedimentares





São formadas de rochas que foram desgastadas e reduzidas a fragmentos pelo intemperismo e erosão.
Esses fragmentos são transportados pela água, pelo vento ou pelas geleiras e depositados em outras áreas, mas também pode ter origem orgânica como, por exemplo, o carvão.
Essas camadas ou estratos, pois as camadas mais novas sobre as inferiores, e por isso também possuem cores variadas algumas mais claras outras mais escuras.
Essa deposição depois de certo tempo acaba por compactar e cimentar esses fragmentos transformando em rochas sedimentares.
Entre as rochas sedimentares destacam-se o arenito (resultado da cimentação da areia), o calcário e o carvão mineral.

Tipos de Rochas - Rochas Magmáticas




Existem três tipos de rochas, Magmáticas ou ígneas, sedimentares ou metamórficas.
Ignea ou Magmatica
Ignea se refere ao fogo e magmática vem de magma, material em estado de fusão encontrado na litosfera.
Rochas magmáticas são, portanto resultantes da solidificação do magma na superfície terrestre e que vai se esfriando lentamente.
Esse magma é lançado pelos vulcões em forma de lava para a superfície da Terra.
Ela se torna uma rocha magmática intrusiva ou plutônica consolidação do magma ocorre dentro da crosta terrestre, de modo que o resfriamento seja lento dando condições para que os cristais se desenvolvam sucessivamente, as rochas originadas deste processo são denominadas rochas plutônicas.