, Prof. André Luiz: Fontes de Energia - Carvão Mineral

sábado, 27 de abril de 2013

Fontes de Energia - Carvão Mineral


                                          
O carvão mineral foi a principal fonte de energia utilizada na Revolução Industrial e durante o século XVIII e XIX. A partir de 1870 começaram a ser utilizada novas formas de energia como o petróleo e a eletricidade. E a indústria confirmou a supremacia do petróleo no século XX.
Atualmente, o carvão mineral é a terceira fonte de energia mais empregada no mundo e possui entre as suas principais utilizações: matéria prima para a produção de aço nas usinas siderúrgicas, geração de energia elétrica a partir da aquecimento de caldeiras em usinas termelétricas, e também como matéria prima do setor carboquímico na produção de inseticidas, tintas, corantes, entre outros.



Mais de 80% do carvão mineral do mundo esta concentrado no hemisfério norte.
Entre os principais produtores de carvão do mundo estão: China, Estados Unidos, Rússia, Índia , Alemanha, Austrália e Canadá.

Tipos de carvão mineral
O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível de pureza e potencial energético. Os tipos de carvão são: Turfa (cerca de 50% de carbono), Linhito (cerca de 70% de carbono), Hulha (cerca de 85% de carbono) e Antracito (cerca de 90% de carbono).




Nenhum comentário:

Postar um comentário