, Prof. André Luiz: DO FIM DA GUERRA FRIA AO FIM DA URSS

terça-feira, 10 de setembro de 2019

DO FIM DA GUERRA FRIA AO FIM DA URSS


O Fim Da Guerra Fria

Resultado de imagem para mikhail gorbachevOs motivos que levaram a queda do Muro de Berlim e o consequente fim da Guerra Fria se iniciaram no fim da década de 70 quando a população passou a se frustrar com a indústria soviética obsoleta, a falta de bens básicos de consumo e a falta de democracia.
Nesse contexto surge como voz política Mikhail Gorbatchev que começou a implementar a Glasnost (reformas políticas priorizando a liberdade) e a Perestroika (reestruturação econômica).

O Fim da URSS
Como vimos a URSS sempre mantinha uma disputa com os Estados Unidos, porém essa disputa teve um preço que levou ao fim da URSS como veremos passo a passo.
1º Economia Planificada – planejada a cada cinco anos que atrasou o desenvolvimento do país.
2º Esse economia gerou fome nos países socialistas e enriqueceu os governantes.
3º Ascensão de Mikhail Gorbatchev que criou duas medidas que implodiram o regime socialista:
A glasnost deu novas liberdades liberdade democrática à população liberando-os para criticar a vontade através de TV e jornais.
Resultado de imagem para perestroika e glasnostPerestróica – abriu o país para empresas privadas e liberou para que o povo comprasse tecnologia de países capitalistas.


4º essas medidas abriram caminho para a retirada das tropas que mantinham a ordem nos aliados socialistas, o que se viu foi o socialismo caindo nos países aliados.
5º A queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 depois de 40 anos que foi a maior derrota socialista.
6º O fim definitivo da URSS foi oficializado em 21 de dezembro de 1991 a qual foi desmembrada entre a Rússia e mais 14 países.

Resultado de imagem para fim da urss

A União Soviética estava pronta para deixar o socialismo, rumo à economia de mercado capitalista, com mais abertura política e democrática. 
Resultado de imagem para URSS E A ECONOMIA DE MERCADO
Na sequência, as diversas repúblicas que compunham a União Soviética foram retomando sua independência política. Futuros acordos militares entre Estados Unidos e Rússia garantiriam o início de um processo de desarmamento nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário