, Prof. André Luiz: DA SOBERANIA PRECÁRIA DOS PAÍSES SATÉLITES AO TERCEIRO MUNDO

terça-feira, 10 de setembro de 2019

DA SOBERANIA PRECÁRIA DOS PAÍSES SATÉLITES AO TERCEIRO MUNDO


A Soberania Precária dos Estados Satélites
Resultado de imagem para pacto de varsóvia


O alinhamento político não podia deixar dúvidas ou eram aliados socialistas ou capitalistas por isso URSS controlava com mãos de Ferro os países socialistas como o massacre na Hungria (1956), o apoio a Cuba (1961) e a invasão do Afeganistão em 1979. Enquanto EUA em nome da democracia apoiou e financiou diversas ditaduras na América Latina.


TERCEIRO MUNDO
Resultado de imagem para terceiro mundo

Aos países recém-criados pós-Guerra Fria na Ásia e África que quiseram manter a neutralidade se organizaram na Conferência de Bandung e ficaram conhecidos como Terceiro Mundo, porém as esperanças de que fosse uma terceira alternativa se perdeu devido a fragilidade econômica e diferenças ideológicas.

Resultado de imagem para FIM DA GUERRA FRIA
O Fim Da Guerra Fria
Os motivos que levaram a queda do Muro de Berlim e o consequente fim da Guerra Fria se iniciaram no fim da década de 70 quando a população passou a se frustrar com a indústria soviética obsoleta, a falta de bens básicos de consumo e a falta de democracia.
Nesse contexto surge como voz política Mikhail Gorbatchev que começou a implementar a Glasnost (reformas políticas priorizando a liberdade) e a Perestroika (reestruturação econômica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário