, Prof. André Luiz: O Despertar de Uma Nova Ordem Mundial

terça-feira, 10 de setembro de 2019

O Despertar de Uma Nova Ordem Mundial


O Despertar de Uma Nova Ordem Mundial
Resultado de imagem para A NOVA ORDEM MUNDIALCom a queda da URSS em 1989 a década de 90 será sempre relacionada a Nova Ordem Mundial considerada como Ordem Multipolar ou Unipolar.





Resultado de imagem para ORDEM TRIPOLARNa comparação econômica denomina-se multipolar devido a intervenção dos Estados Unidos na Europa Ocidental com o Plano Marshall e o Japão com o Plano Colombo, que fez os mesmos se recuperarem e despontarem como potencias em um cenário que favorecia aos Estados Unidos.
Apesar de serem aliados da política norte americana os dois países buscaram fortalecer criando suas áreas de influência.






Resultado de imagem para união europeiaA União Europeia seguiu desde a formação do Mercado Comum Europeu até se tornar o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única: o euro.
Como os Estados Unidos pagaram todos os custos militares com defesa, tanto Japão quanto Europa puderam investir em áreas sociais, educação e sistemas produtivos comerciais.

Outra norma de poder se caracterizou é a Tríade Global em que Estados Unidos domina o continente americano a União Europeia a Europa e o norte da África e o Japão  (perdendo campo para a China) o continente asiático e parte da Oceania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário