, Prof. André Luiz: O Proálcool

quarta-feira, 9 de março de 2016

O Proálcool

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Programa Nacional do Álcool - Estratégia governamental como alternativa de substituir a gasolina pelo etanol de veículos leves devido aos aumentos do preço do petróleo entre os anos 70 e 80 e passou a ter grande peso nas importações do país.
http://www.canamix.com.br/imagens/uploads/conteudos/Para isso foi oferecido vários incentivos fiscais e empréstimos bancários com juros abaixo da taxa de mercado para os produtores de cana-de-açúcar e para as indústrias automobilísticas que desenvolvessem carros movidos a álcool.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/Em 1985 mais de 95% dos carros fabricados no Brasil eram movidos a Álcool.
O Programa Nacional do Álcool promoveu uma série de problemas como: elevação da dívida pública em consequência dos benefícios concedidos; aumento dos latifúndios monocultores de cana-de-açúcar; elevação dos preços de alguns gêneros alimentícios (pois ocorreu a redução do cultivo de alimentos em substituição à cana-de-açúcar), entre outros.
Resultado de imagem para proalcoolPara agravar ainda mais, durante desde 1986, houve a redução do preço do barril de petróleo. Esse fato fez com que a diferença entre a gasolina e o álcool diminuísse e para manter o preço do Álcool com relação a gasolina o governo passou a dar subsídios ainda maiores.
A produção de 1985 a 1998 se manteve em 12 bilhões de litros por ano.
Entre 1989 e 1990 o desanimo no mercado foi tão grande que a produção diminuiu e chegou a faltar combustível provocando o desabastecimento.
A partir de 1990 o governo passou a extrair petróleo a ponto de se tornar  Esta vantagem foi eliminada em 1990 quando o Governo lançou um programa de “carros populares” baratos movidos a gasolina e com isso encerrou incentivos a empresas sucroalcooleiras, porém ainda possui redução no ICMS e ainda possua benefício tarifário.
http://www.afif.com.br/wp-content/uploads/2012/02/Atualmente para enfrentar impactos do preço do petróleo como o de 2001 o Brasil passou a ser válvula de escape para si e outros países oferecendo o Álcool Anidro que pode ser implementado na gasolina na porção que varia entre 20 e 25% que variam de acordo com o preço dos combustíveis (álcool ou gasolina) e que tem ganhado força com os motores bicombustível (flex).

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